quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dois seis meses a um Ano

Uma Energia ExtraordináriaNo segundo semestre de vida, ele se transformará em um bebê muito interessado no mundo externo, capaz de manifestar suas alegrias com sorrisos e gritinhos, e sempre com uma grande vontade de se movimentar. É especialmente está última e nova habilidade que de agora em diante será aperfeiçoada.
Hora de engatinhar: muitos bebês iniciam a engatinhar no mesmo período em que conseguem ficar sentados, outros algum tempo depois. Porém quase todos os bebês, entre o 7° e 8° mês demonstram vontade de engatinhar, mas somente próximo ao 9° mês é que conseguem com sucesso. Também neste caso, é uma tarefa que requer várias tentativas, às vezes frustradas: pode acontecer que o bebê ao fixar um brinquedo que esteja fora de seu alcance faça um grande esforço para alcançá-lo, indo porém para trás ao invés de para frente. Isso porque ele ainda não tem o controle eficaz dos membros inferiores, e ainda não lhe é claro como funciona o mecanismo das direções. É uma fase que dura pouco: tentando e tentando novamente, ele acaba aprendendo a seguir para frente. Assim que ele começar a se sentir mais seguro dos próprios movimentos, seguirá sua mãe pela casa como uma sombra, isso porque não gosta de se sentir sozinho (você já entendeu isso há alguns meses...) e também porque é uma grande satisfação demonstrar o quanto é capaz.
Incansáveis ginastas: olhando seu filho que se movimenta continuamente, você se perguntará: "mas... os bebês não se cansam nunca???"  Na realidade, eles têm uma energia extraordinária, e isso é muito positivo, pois é só através de suas inúmeras tentativas que conseguirão descobrir o modo certo de fazer as coisas. Movimentando-se horas a fio, tentando engatinhar, tentando manter o equilíbrio, etc... é que ele aprende a coordenar os movimentos, fazendo assim um exercício fundamental para poder em breve começar a andar. Se você observá-lo com atenção nas primeiras semanas em que aprende a engatinhar, verá que braços e pernas não estão em sintonia, e ele levará algum tempo para conseguir avançar, ao mesmo tempo, braço e perna de um lado e depois do outro.



 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

' * Evitando Cáries no Bebê * '



Não é novidade para ninguém que a recomendação médica é a amamentação até os seis meses de vida do bebê, no mínimo, e é nessa fase que começa a erupcionar os primeiros dentes decíduos (dente de leite), portanto as mães devem estar sempre atentas com a higiene bucal após a amamentação.

Mas como realizar esta limpeza? Simples: A mãe deve enrolar seu dedo indicador em uma gaze umedecida em água filtrada, ou utilizar a dedeira para bebê. Deve levar à boca do bebê, passando pela gengiva, bochechas, lingua e rolete gengival (local onde erupcionará o dente), fazendo leves movimentos de dentro para fora.

Dica: Evite a amamentação noturna, o leite pode "encharcar" a boca da criança e causar a formação contínua de ácido à noite. Esse ácido em contato direto com os dentinhos favorece a formação da cárie, e se o bebê estiver dormindo dificulta que a mãe higienize corretamente.
Caso seu bebê esteja acostumado a mamar durante a madrugada, não deixe de limpar sua boca antes de colocá-lo para dormir.

Por que é mais fácil a sobrevivencia de um bebê de 7 meses ( prematuro) , do que um de 8 meses?

Eles começam a se formar no final do sétimo mês, e se nascer no início desta formação, poderá desenvolvê0los trsanquilamente detro de uam encubadora..

Porém, no oitavo mês os pulmões estão desenvolvidos pela metade, e por isso, sentem mta diferença do ventre da mãe e da encubadora.

Posso estar falando bobagem, mas foi o q eu ouvi falar...

Beijãoe boa sorte ;)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Alimentação certa para um Bebê

Escrito por Vilma Medina   
O bebê começa a comer alimentos mais sólidos. A partir do 4º mês de vida, o bebê começa a comer alimentos mais sólidos. É a hora da papinha de frutas (pela tarde) que corresponderá a uma merenda com adição de vitaminas naturais e fibra que são importantes para a saúde do bebê.
Poucos dias depois de haver começado com a papinha de frutas, poderá incluir à 1 ou 2 mamadeiras do dia umas colherinhas de farinha SEM glúten. O glúten é uma proteína vegetal que contém cereais como o trigo, aveia, cevada e centeio.







quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desenvolvimento Do Bebê

Desenvolvimento do Bebê e da Criança !

O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida. Nessa fase se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor.
Essa evolução acontece de forma natural, sistemática e organizada. Cada etapa do crescimento é importante para que a criança desenvolva seus potenciais, sua personalidade, sua coordenação motora, sensorial e afetiva.
Cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, que pode ser influenciado pelos fatores hereditários, pelo ambiente e, principalmente pelos estímulos que recebe.
Esses estímulos interferem de forma positiva no desenvolvimento da emoção, do sistema nervoso, e refletem em diversas áreas do comportamento do bebê e da criança.
Por isso, é tão importante que os pais participem ativamente da vida de seus filhos, estimulando-os de maneira correta, para que eles possam desenvolver ao máximo seus potenciais.